sexta-feira, 15 de julho de 2011

Nossa Senhora dos Navegantes em seu dia de festa no passo de São Borja

"Nossa Senhora dos Navegantes em seu dia de festa no passo de São Borja"
Autor: Apparicio Silva Rillo
Declamador: Vinícius Nardi
Amadrinhador: Marcos Grando (viola)


Faz algum tempo que prometo colocar esse vídeo no blog, com a apresentação do Vini na final do ENART, quando ele foi vencedor na categoria declamador adulto. Antes de sua apresentação, ele fala em PAISAGEM CULTURAL, conceito sobre o qual vou escrever logo que puder, mas que é muito bem retratada nesse poema do Apparicio, e que foi muito bem representada na interpretação do Vini e do Marcos.
Vendo essa apresentação fiquei pensando "Que bom que o Apparicio registrou tão bem essa paisagem de São Borja", mas ao mesmo tempo, penso "que pena que aquilo que se perdeu no tempo é tão difícil de ser recuperado."

Já elogiei esses artistas diversas vezes, mas quero deixar o registro que essa interpretação deles enriquece o poema por demonstrar coisas que quem não viveu em São Borja naquela época tem dificuldade de imaginar, e que, através de muita pesquisa e interpretação excelente, o Vinícius conseguiu nos passar.

2 comentários:

  1. Ola. Sem sombras, que esta poesia é otima e muito bom.
    Estou a algumas horas procurando na internet mas não axo o texto. Você por acaso teria uma copia desta poesia?
    Grato.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Olá! Quem tem essa poesia é o Vinícius Nardi, que a declama no vídeo postado. Ele conseguiu no museu do Apparicio Silva Rillo, em São Borja, livro "São Borja aqui te canto". É um livro raro, difícil de encontrar.
    Também vi esse poema na última edição do livro "50 anos de poesia", uma coletânea de poemas do Apparicio. Mas é só na última edição, não sei dizer o ano, porque nos outros não tem.
    Obrigada pelo comentário e sinta-se a vontade para comentar no blog.

    ResponderExcluir